Para criar e ou carregar os códigos selecione Códigos no menu Bentley topoGRAPH.
Preencha a tabela.
Na coluna Código informe o número do código que será substituído pela descrição fornecida na coluna Descrição e pelo símbolo especificado na coluna Símbolo. Os códigos válidos são os seguintes:
IL: Início de linha
FL: Final de linha
IP: Início de polilinha
FP: Final de polilinha
IS: Início de spline
FS: Final de spline
A1: Primeiro ponto de um arco
A2: Segundo ponto de um arco
A3: Terceiro ponto de um arco
C1: Primeiro ponto de um círculo
C2: Segundo ponto de um círculo
C3: Terceiro ponto de um círculo
S[nome do símbolo]: Nome do símbolo para o ponto
TS[nome do símbolo]: Todos os símbolos para os pontos a seguir
PL[nome do padrão de linha]: Padrão de linha e polilinha
PC[nome do padrão]: Padrão de arco, círculo e spline
CO[número da cor]: Cor dos próximos elementos
F: Fecha uma smart line (polilinha), spline ou sequência de linhas
LO: Linha obrigatória, utilizada no aplicativo curvas de nível
C+[nome da camada]: Nome da camada do desenho
EL+[nome do estilo]: Define um estilo para as próximas linhas
EP+[nome do estilo]: Define um estilo para os próximos pontos
PF: Não inclui este ponto no elemento atual.
Os argumentos entre colchetes representam valores da tabela correspondente de cores, padrões, níveis ou estilos. Os colchetes não devem ser digitados.
Ao informar os códigos, o usuário deve digitar o caractere vírgula (,) na primeira posição do campo e a seguir, um ou mais códigos separados por vírgulas. No final da série de códigos, o usuário deve digitar um caractere (-) traço. Após este caractere é permitido digitar a descrição do ponto propriamente dita.
Exemplo: ,S3,CO9,IL-CASA
Comentário: Foram informados três códigos. O símbolo do ponto deve ser 3 (S3), a cor do próximo elemento deve ser 9 (CO9) e o ponto é o início de uma linha (IL). Sua descrição é CASA. Entre o início de uma linha, polilinha ou spline, e seu final, todos os seus pontos intermediários serão unidos.
Se o código F for digitado entre o início e fim (em qualquer ponto) de uma sequência, o primeiro e último ponto serão ligados, fechando a figura.
O código S (número do símbolo) só afeta o ponto em questão, enquanto o código TS (número do símbolo) altera a definição do atributo, fazendo com que os pontos carregados a seguir tenham o símbolo definido por este código.
Se o usuário desejar que os elementos criados sejam incluídos dentro de uma determinada camada de desenho, o comando N+(nome da camada) deve ser digitado antes de qualquer outro. O código LO afeta o próximo elemento criado e deve ser digitado antes dos comandos de definição de linhas, polilinhas ou splines.
Na ocasião da formatação da caderneta, estes códigos podem ser traduzidos automaticamente. Assim, a descrição 1 será traduzida para Guia, a descrição 2 será traduzida para Poste e assim por diante.
*